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Ônibus Elétrico V2G: Descarbonização e Resposta à Demanda

  • Foto do escritor: ETC Energia
    ETC Energia
  • 13 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

A tecnologia de veículos elétricos V2G (vehicle-to-grid) permite a recarga bidirecional, ou seja, o veículo elétrico pode não só receber energia da rede, mas também fornecer energia de volta para ela. Vale destacar que essa opção ainda não está regulamentada no Brasil, mas já é uma realidade nos Estados Unidos.


O modelo V2G aplicado a ônibus escolares não apenas transporta os alunos com a redução de emissões de carbono e poluição do ar, como também atua como uma unidade de armazenamento de energia. Esses ônibus podem devolver eletricidade para a rede quando não estão em uso. Além disso, a venda do excesso de energia armazenada nas baterias dos ônibus ajuda a reduzir os custos operacionais, o que contribui para viabilidade e substituição para os modelos elétricos.


V2G (vehicle-to-grid)
V2G (vehicle-to-grid)

Estudos mostram que a exposição a vapores de diesel e outras poluições prejudica o desempenho escolar, conforme relatado pelo The Washington Post. O jornal citou uma pesquisa que revela que as crianças que dependem de ônibus escolares são frequentemente de famílias de baixa renda, e sofrem desproporcionalmente de asma e outras doenças relacionadas à exposição constante a esses vapores.


Como parte dos esforços do governo americano para incentivar a substituição de ônibus escolares movidos a combustíveis fósseis por veículos de emissão zero ou que utilizam combustíveis alternativos, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) criou, em 2021, o programa Clean School Bus. O programa destinará US$ 5 bilhões em financiamentos ao longo de cinco anos (2022-2026).


Os principais benefícios da eletrificação dos ônibus escolares incluem:


  • Descarbonização - redução das emissões de gases de efeito estufa, que contribuem para as mudanças climáticas;

  • Diminuição da poluição do ar;

  • Menor risco à saúde, especialmente para crianças cujos pulmões ainda estão em desenvolvimento;

  • Economia para os colégios com os custos com manutenção e combustível.


Do ponto de vista da rede elétrica, as baterias dos ônibus escolares podem contribuir com o fornecimento de energia durante os horários de pico, quando os veículos não estão sendo utilizados. Isso é um exemplo de uma ação de Resposta à Demanda, um tema em destaque atualmente, que se torna viável por meio do gerenciamento inteligente das estações de recarga através de protocolos como o OpenADR (Open Automated Demand Response - www.openadr.org).


Outro exemplo é a plataforma de software V2X (vehicle-to-everything) da Fermata, que analisa continuamente milhares de pontos de dados para gerenciar e otimizar o carregamento e descarregamento de veículos elétricos, enviando sinais para os veículos e estações de recarga bidirecionais.


A energia também pode ser utilizada em caso de apagões, mantendo o colégio energizado e funcionando como abrigo.


Em resumo, a migração para ônibus elétricos oferece um caminho viável para a transição energética, ao mesmo tempo em que contribui para a criação de uma rede elétrica mais resiliente.


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