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Análise da emissão de CO2 para Veículos Elétricos e Veículos a Combustão Interna.

  • Foto do escritor: ETC Energia
    ETC Energia
  • 7 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de jul. de 2024

O transporte é responsável por uma grande parcela do consumo de derivados do petróleo. Fonte de energia não renovável e emissora de gases do efeito estufa como o CO2, apontado como um dos vetores causadores do aquecimento global.


Composição Setorial do Consumo de Derivados do Petróleo - BEN 2023
Composição Setorial do Consumo de Derivados do Petróleo - BEN 2023

A adoção de Veículos Elétricos (VEs) tem então sido proposta como uma estratégia para reduzir as emissões de carbono e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.


Nesse sentido, observamos alguns movimentos:


  • diversos países têm implementado medidas governamentais para incentivar a adoção e disseminação de Veículos Elétricos (VE), ao mesmo tempo em que restringem ou proíbem o uso de Veículos a Combustão Interna (VCI).

  • uma série de montadoras de automóveis tem anunciado o encerramento da produção de veículos a combustão já para os próximos anos.

  • grandes empresas estão eletrificando a sua frota de carros afim de melhorar a reputação da marca no viés da responsabilidade ambiental.


Nos últimos anos alguns estudos foram conduzidos com a finalidade de comparar a emissão de CO2 para Veículos Elétricos e a Combustão, tanto para o processo de produção, quanto para utilização.


Emissões durante a produção dos veículos:


Um estudo realizado na China mostrou que no processo de fabricação, os Veículos Elétricos emitem 60% mais toneladas de carbono do que os Veículos a Combustão Interna.


Gramas de CO2 emitidas durante a fabricação de veículos.
CO2 emitido durante a fabricação de veículos. (China)

Emissões durando uso dos veículos:


Já para emissão de CO2 durante o uso dos Veículos Elétricos devemos considerar valores de km por litro de gasolina equivalente relativos a matriz elétrica do Brasil.


Para os Veículos a Combustão (gasolina e etanol), a relação é direta para emissão de CO2 por km rodado.


Conclusões:


Mesmo no cenário brasileiro, que possui uma matriz altamente renovável em comparação ao resto do mundo, no curto prazo, os Veículos a Combustão apresentam menor impacto ambiental que um Veículo Elétrico.


Um Veículo Elétrico, considerando sua produção e uso, emite a mesma quantidade de CO2 que um veículo movido a gasolina quando o mesmo já rodou 37 mil Km.


Para o caso do veículo movido a etanol (que tem compensação do carbono enquanto cana de açúcar), o comparativo fica em 152 mil km.


Já no longo prazo o Veículo Elétrico desponta como melhor opção, principalmente se comparados aos movidos a gasolina.


Abaixo o gráfico que indica o ponto em que a emissão de CO2 de Veículos Elétricos se equipara a dos Veículos a Combustão Interna no Brasil.


Emissão de CO2 por Km Brasil (fabricação e uso)
Emissão de CO2 por Km Brasil (fabricação e uso)

Em síntese, os Veículos Elétricos emitem menos CO2 do que os Veículos a Combustão Interna e têm potencial para diminuir as emissões no setor de transporte. No entanto, eles não são completamente ecológicos e apresentam impactos ambientais, os quais devem ser levados em conta. Os VCI a etanol, por exemplo, se mostram uma ótima opção para o curto prazo, não somente no aspecto de emissão de CO2 mas também levando-se em consideração o seu custo de aquisição em relação ao atual custo elevado de aquisição de um VE.


Fontes: MIT Energy Initiative (2019), ANFAVEA e BCG (2021), QIAO et al. (2017), MCTI (2022) e Convibra.org.


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