Portaria 515/2023 do Inmetro exige AFCI nos inversores
- ETC Energia
- 5 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de jul. de 2024
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) publicou a Portaria 515/2023, que estabelece a obrigatoriedade de dispositivos de proteção contra interrupção de arco elétrico (AFCI) em inversores fotovoltaicos comercializados no Brasil.
A medida visa aprimorar a segurança elétrica nas instalações e não apenas proteger seus componentes, mas também reduzir o risco de ignição de incêndios, assegurando assim um ambiente seguro.
A Portaria entrou em vigor em 1º de dezembro de 2023 e as empresas que atuam na fabricação e comercialização de inversores de potência terão 12 meses para se adequarem às novas exigências.
Princípios do AFCI
Um arco elétrico é um fenômeno causado pela ionização do ar quando um condutor elétrico esta próximo de outro condutor (ou do terra), e a tensão entre eles rompe a rigidez dielétrica do ar.
O arco elétrico produz altas temperaturas e as vezes pode resultar em chamas que facilmente podem inflamar materiais próximos. Estatísticas mostram que mais de 40% dos acidentes com incêndio em sistemas FVs são causados por arcos elétricos em corrente contínua (CC).
Em um sistema fotovoltaico, os arcos podem ser causados a partir de conectores soltos, crimpagem inadequada, cabos com isolamento danificado ou com envelhecimento avançado, etc.
Devido à alta quantidade de conexões no circuito CC de um sistema fotovoltaico, o risco de arcos elétricos é significativo, especialmente quando as práticas de instalação adequadas não são seguidas e os Ensaios de Comissionamento não são realizados para garantir a qualidade e segurança do sistema.
Os 3 principais tipos de arco são: arcos em séries, em paralelo e para o terra.
O AFCI ( Interruptor de Circuito com Detecção de Arco) é um dispositivo cujo objetivo é detectar arcos elétricos, que são descargas elétricas não controladas, e interromper imediatamente a corrente elétrica, reduzindo assim o risco de incêndios e outros danos.
O arco elétrico possui um modelo não linear variável no tempo. Seu sinal é semelhante do ruído branco com sua energia distribuída em quase todos espectros.
Com o intuito de evitar que o dispositivo atue por um alarme falso, alguns fabricantes utilizam a IA (Inteligência Artificial) para aprimorar os padrões de reconhecimento de arcos pelos algoritmos de seus inversores.
Confira na íntegra a Portaria 515/2023 do Inmetro : https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-515-de-10-de-novembro-de-2023-522884957
Se inscreva no Blog para receber mais conteúdos como esse.