Em quais situações é possível solicitar a transferência do saldo acumulado de Energia Solar ?
- ETC Energia
- 23 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 11 de jul. de 2024

A transferência do saldo acumulado de energia somente ocorrerá se a Unidade Consumidora (UC) doadora (geradora) solicitar uma das situações:
Mudança de titularidade da UC doadora. Exemplo: João é proprietário de uma casa que possui gerador fotovoltaico e créditos acumulados de energia. Ele decide vender o imóvel para Paulo e mudar-se para um apartamento. Neste caso, após a troca de titularidades de ambas UCs (da casa para o novo titular Paulo e do apartamento para o novo titular João), é possível que João transfira o saldo que havia acumulado na casa que era proprietário para compensar o consumo do seu apartamento.
Rescisão contratual (desligamento definitivo) da UC doadora. Como o próprio nome já diz, se aplica quando é encerrado o contrato de fornecimento de energia para a UC, seja por mudança, demolição do imóvel, porque não irá mais utilizar energia no local, entre outros motivos. É importante observar que o saldo só poderá ser transferido para Unidades Consumidoras dentro da mesma área de concessão da Distribuidora de Energia, bem como para UCs de mesma titularidade. Algumas distribuidora solicitam o preenchimento de um Formulário de Transferência de Saldo e o envio de outros documentos para realizar o processo.
Se inscreva no Blog para receber mais conteúdos como esse.