Diagnóstico de Usinas Solares com Baixa Geração
- ETC Energia
- 15 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de nov. de 2025
Em um mercado em constante crescimento, muitas usinas fotovoltaicas no Brasil enfrentam problemas de desempenho e falhas recorrentes.
Frequentemente, a escolha por soluções mais baratas resulta em projetos deficientes, dimensionamento incorreto e execução de baixa qualidade.
Esse cenário se traduz em perdas financeiras substanciais para os proprietários, já que a geração de energia fica muito aquém do esperado. Para mitigar esses prejuízos e restaurar a eficiência dos sistemas, o mercado demanda urgentemente profissionais especializados.

Para corrigir falhas em usinas solares com baixa geração, o primeiro passo é um diagnóstico preciso.
Utilizamos uma metodologia detalhada para analisar cada uma das três áreas críticas:

1. Qualidade do Projeto
Fatores analisados: Avaliamos o dimensionamento e a escolha das tecnologias (inversores, módulos, etc.), especificação dos condutores e sistemas de proteção (disjuntores, DPS, fusíveis), a estimativa de perdas (queda de tensão, entre outros).
2. Saúde da Instalação
Fatores analisados: Realizamos uma inspeção visual detalhada para identificar falhas de execução e verificamos a condição dos componentes (módulos, inversores, conectores).
Realizamos os testes de Comissionamento (Categorias I e II), considerados o "raio-X" da saúde da instalação, para diagnosticar a conformidade da usina. Esses testes são os mais importantes, pois priorizam a segurança, prevenindo acidentes, como incêndios, e a perda de patrimônio, além de garantir a performance ideal do sistema.
A terceira e última etapa da nossa avaliação foca no resultado final: a capacidade da usina de gerar a energia esperada.
3. Performance e Geração
Fatores analisados: Analisamos a energia gerada em comparação com a estimativa inicial do projeto. Avaliamos também a Performance Ratio (PR) e consideramos as condições locais de irradiação solar e outros fatores ambientais para determinar se a usina está atingindo seu potencial máximo.

Cada parâmetro avaliado é enquadrado em uma das quatro categorias:

Após concluir todas as avaliações, elaboramos o diagnóstico e a nota final da usina.
O cliente recebe um relatório detalhado com:
Pontos de melhoria identificados;
Classificação de cada parâmetro;
Nota geral de desempenho.
Exemplo de avaliação:
Qualidade do Projeto: 8,4 (Ótimo)
Saúde da Instalação: 5,6 (Bom)
Performance de Geração: 4,3 (Regular)

A tabela abaixo é um resumo e serve como um roteiro para o diagnóstico de Usinas Solares com Baixa Geração:

E para profissionais que desejam dominar o mercado de diagnóstico e correção de sistemas fotovoltaicos, nosso Curso de Comissionamento de Usinas Fotovoltaicas é a ferramenta essencial para aprimorar suas habilidades.
Publicidade - Politica de Privacidade




